terça-feira, 18 de março de 2014

PASSEIO ARQUITETÔNICO NO “LA PEDRERA”

Prancha 1
prancha 2
prancha 3
prancha 4

CONSTRUÍDA ENTRE 1906-19010 EM BARCELONA, NA ESPANHA POR ANTONI GAUDÍ, LA PEDRERA FICA SITUADA EM UMA ESQUINA DO QUARTEIRÃO DO ENSANCHE CERDÀ DELIMITADO PELO PASSEIG DA GRÀCIA E O CARRER PROVENÇA. É O TERCEIRO E ÚLTIMO EDIFÍCIO DE APARTAMENTOS DE ALUGUEL DESTE ARQUITETO. O PRÉDIO ESTÁ EM UM CONTEXTO TOTALMENTE URBANO, MAS SUAS FORMAS SINUOSAS CONVERSARIAM PERFEITAMENTE EM UM AMBIENTE MAIS PRÓXIMO DA NATUREZA TAMBÉM
localização Brasil - Espanha




Mapa de Barcelona, Espanha







fachada do La Pedrera

Fachada do La Pedrera

NO LA PEDRERA, GAUDI EVITA O PÁTIO INTERNO COMO FIZERA EM SEUS DOIS PRÉDIOS DE APARTAMENTOS ANTERIORES. EM SUA PLANTA BAIXA, PODE-SE NOTAR QUE AS DIMENSÕES DO PRÉDIO COMO UM TODO, EQUIVALEM A DE UM RETÂNGULO, MAS POR ESTAR SITUADO EM UMA ESQUINA, ISSO AUXILIOU NA QUEBRA DE DUAS QUINAS PARALELAS PARA AUXILIAR SUA INSERÇÃO NO URBANO REALSANDO SUA INDIVIDUALIDADE E AO MESMO TEMPO SE COMPORTANDO HARMONIOSAMENTE ENTRE OS DEMAIS PRÉDIOS VIZINHOS.

corte
volumetria

planta


O PRÉDIO É SINUOSO, O QUE DÁ MOVIMENTO À FACHADA, QUE EMBORA SEJA VISTA POR DOIS LADOS, O DA FRENTE E O LADO DIREITO, GAUDÍ CONSEGUE UNÍ-LAS EM UMA SÓ, QUANDO QUEBRA O CANTO DE ENCONTRO DAS DUAS FACHADAS E COM AS ONDAS SINUOSAS E CONTÍNUAS, DÁ AO PRÉDIO UM CARÁTER HORIZONTAL ACENTUADO, O QUE PODERIA SE PERDER FACILMENTE, POIS, SUA PROPORÇÃO, EMBORA SEJA DE FATO HORIZONTAL, GANHA COM POUCA DIFERENÇA DE SUA VERTICALIDADE, QUE É ACENTUADA DENTRO DO PRÉDIO.  GAUDÍ DESENHOU TODOS OS ELEMENTOS QUE ACABAM O EDIFÍCIO; PORTAS, CABINES DOS ELEVADORES, TETOS E PISOS. A FACHADA PRINCIPAL É TODA MODELADA EM PEDRA O QUE DÁ A IMPRESSÃO DE TER SIDO ESCULPIDO ALI.


telhado
pátio interno

          ESTE PRÉDIO TRAZ UMA ANTECIPAÇÃO DO QUE MAIS TARDE SE CHAMARÁ ARQUITETURA ORGÂNICA PODE-SE VER TODA ESTA ORGANICIDADE NELE TODO. NO TERRAÇO DO EDIFÍCIO, ENCONTRAMOS UMA SÉRIE DE CHAMINÉS E RESPIROS, UM JOGO DE OBJETOS ESTÁTICOS, QUE AO MESMO TEMPO SE MOVIMENTAM À MEDIDA QUE SE CAMINHA POR ALI. GAUDÍ TRABALHOU COM O CONCEITO DE PASSEIO ARQUITETÔNICO ALI QUANDO ELABOROU PEQUENAS ESCADARIAS QUE VÃO VENCENDO DIFERENTES NÍVEIS, DEVIDOS AOS ARCOS PARABÓLICOS DE ALVENARIA DE TIJOLO DA MANSARDA, QUE SÃO OUTROS ELEMENTOS FUNDAMENTAIS NESTE PASSEIO ARQUITETÔNICO.
terraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário