sexta-feira, 24 de maio de 2013

ANNIE LEIBOVITZ

A fotógrafa Annie Leibovitz começou seu trabalho logo cedo, embora não tivesse certeza de que era o que queria para sua vida, envolveu-se tão profundamente neste trabalho que se tornou um marco na fotografia e é uma das fotógrafas mais famosas da atualidade.

                Famosa tem muito a ver com ela, uma vez que ela fotografa pessoas famosas. Os rostos mais conhecidos do cinema, da televisão e mesmo da música, ela fotografou. Seu diferencial é a criatividade e a percepção do que ela está fotografando.


               Ela começou sua carreira fotografando para a revista Rollyng Stones e a partir daí começou a ganhar reconhecimento. Ela cresceu profissionalmente junto com esta revista que fora criada por um grupo de jovens no final da década de 1960 e era voltada à cultura hippie da época e foi ganhando fama. Era uma revista que a princípio parecia falar apenas de música (inclusive um dos fundadores era um crítico da música Ralph J. Gleason) estava interessada em política, sociedade e cultura também, mas não se distanciava da ideia original, uma vez que as próprias músicas da época tinham sua participação política e social.
                Esta percepção característica de Leibovitz , muito além do que os críticos ou mesmo o público percebe, é percebida também por quem é fotografado por ela. Os próprios artistas sentem-se não apenas o personagem retratado, mas segundo eles mesmos dizem, ela consegue alcançar a particularidade de cada um, em certeza em sua experiência, ela aprendeu a ver além do que a lente pode revelar. O que com certeza é muito importante para quem fotografa, pois a câmera pode captar a imagem, mas a mensagem que esta pode levar só pode ser captada por alguém que tenha capacidade de raciocinar, fazer escolhas e ter também humanidade dentro de si, e este é o papel do fotógrafo.
                Ela me parece muito coerente em todo o seu processo de desenvolvimento como fotógrafa. Seu trabalho é muito coerente do início ao fim, com ela mesma, sabe diferenciar a foto artística da foto comercial, outra característica louvável.

                Ela sabe se adaptar com facilidade, mas sua adaptação não a faz perder o que é importante na fotografia, ela se adapta para, como dizem os que a conhecem, “surpreender”. A fotografia de moda, que é onde ela se inseriu em algum momento, já é por si uma montagem... junta-se um cenário, uma personagem, uma roupa, uma época... mas a diferença entre ela e boa parte dos fotógrafos de moda é que estes pegam uma situação pronta e fotografam, então, os designers gráficos se viram para arrumar os melhores efeitos para apresentarem a foto comercial e venderem. Ela procura ser inovadora em cada foto, embora pegue algo pronto, ela consegue ornamentá-los mais e fazer uma fotografia totalmente diferente dos outros fotógrafos. Alguém disse que uma fotografia dela é o sonho de qualquer designer gráfico trabalhar. É portanto um desafio, o designer não irá deixar a foto dela “bonita” ele irá apenas acrescentar o que a máquina nas mãos dela não conseguia fazer.

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