quinta-feira, 25 de abril de 2013

JAN SAUDEK

             Jan Saudek é um fotógrafo muito interessante, tanto como artista como quanto pessoa. Os interesses podem ser de elogios à críticas. Embora todo artistaseja alvo de elogios e críticas, Jan se destaca por sua temática escolhida.
            Nascido em 1935 em Praga, atual Tchecoslováquia, começou seu trabalho em 1950. Sua temática é um tanto pornográfica, mas segundo ele, ele fotografa o que gosta.
            Gosto pessoal é uma característica impressa em cada trabalho artístico, dificilmente alguém tem coragem de expor o que não gosta, pode ser uma temática interessante. Agora depende do artista ter bom gosto ou mau gosto, mas quem pode definir o que é bom ou mau? A ética poderia até entrar na discussão, porém deveria haver outra discussão para definir a ética que seria usada.
            A temática de Saudek incomoda algumas pessoas, atrai outras, mas será sempre assim, e que obrigação temos de agradar ou desagradar todo mundo? Há quem diga que ninguém pode agradar a todos, eu digo que ninguém pode desagradar a todos também. Sempre, em algum canto do mundo, alguém terá o “bom gosto” ou o “mau gosto” de apreciar o que alguém fez.
            A escolha de uma temática portanto, não se deve dar pela necessidade ou vontade de agradar ou desagradar a todos, há muito mais que isso na arte. Mas é necessário que haja uma certa consciência das consequências que surgirão como resultado da escolha feita, porque não precisamos agradar a todos, nem desagradar a todos também,  mas precisamos ter a consciência de que o ser humano é frustrável com as consequências.
            A inteligência humana é capaz de fazer escolhas e as escolhas são fruto de raciocínios bem ou mal formulados. Me parece que Saudek sabe bem o que quer, embora possa parecer para alguns que ele não é lá um bom artista, Saudek mostra-se muito interessado e focado no seu trabalho que foi fruto de muitas decepções e frustrações também em sua vida. Acho até que seu trabalho foi a forma que ele achou não para fugir da realidade, mas para lidar com suas frustrações de forma aberta e clara. Se foi a melhor escolha para lidar com elas, quem pode dizer?

Nenhum comentário:

Postar um comentário